Laudo de Avaliação de Imóveis
O Laudo de Avaliação de Imóveis consiste em auditar uma edificação para identificar o valor de um bem, de seus custos, frutos e direitos, assim como determinar indicadores da viabilidade de sua utilização econômica, para uma determinada finalidade, situação e data.
Os métodos de avaliação de imóveis definidos e recomendados pela ABNT são:
método comparativo;
método evolutivo;
método involutivo;
método de custo;
método da renda;
critério residual;
conjunção de métodos
Por que deve ser feito?
O Laudo de Avaliação de Imóveis tem por objetivo verificar critérios para se determinar o valor justo de um imóvel utilizando parâmetros como: estado de conservação, estrutura do local, reformas que foram feitas, a infraestrutura oferecida pela região (comércio, transporte e serviços), idade do imóvel, potencial de valorização, entre outros.
O Laudo de Avaliação de Imóveis deve ser utilizado para garantir a transação e o justo estabelecimento dos valores reais de patrimônio.
Estão entre as finalidades mais utilizadas:
Ação judicial: em situações em que é necessária a revisão de aluguel, por exemplo, ou em casos de inventários, reintegração de posse, entre outros;
Gestão patrimonial: a fim de atender exigências fiscais em casos de fusão, dissolução de sociedade ou liquidação de empresa, para conhecer o ativo permanente imobilizado;
Alienação fiduciária, penhora ou garantia: como forma de garantir que o valor do imóvel corresponde com o acordo firmado;
Desapropriações: normalmente solicitado pelo poder público para determinar valor da base tributária.
Quando contratar?
O Laudo de Avaliação de Imóveis deve ser feito para assegurar as mais diversas formas de negociação a fim de garantir que nenhuma das partes seja prejudicada.
Como será feito?
O Laudo de Avaliação deve ser feito por meio de análise de projetos, de inspeção visual em campo, com suporte de instrumentos e equipamento de medição, uso de softwares específicos, sendo tudo registrado fotograficamente ou por vídeo por câmera manual ou drone.
Após a coleta dos dados são registrados em um Laudo Técnico que poderá ser registrado em cartório, ou por outros meios.
Principais referências
NBR 14653-1 – Avaliação de bens – Parte 1: Procedimentos gerais;
NBR 14653-2 – Avaliação de bens – Parte 2: Imóveis urbanos;
NBR 14653-3 – Avaliação de bens – Parte 3: Imóveis rurais;
NBR 14653-4 – Avaliação de bens – Parte 4: Empreendimentos.