top of page
Buscar
Foto do escritorERIC SOUZA

Case Impermeabilização de piscina em concreto armado

Nosso desafio era impermeabilizar uma piscina executada em concreto armado, fomos contratado por nossos parceiros CBT Engenharia, e o objetivo era tornar aquela estrutura estanque.

FICHA DA OBRA:

Obra: Residencial Jardim Munique

Local: Maringá - PR

Tipo de Aplicação: Impermeabilização de Piscina - Camada Fina + Membrana Flexivel estruturada com tela de poliéster

Produtos Utilizados: Barone 100 K

Consultor: Eric de Souza

A piscina foi executada em concreto armado, esse tipo de estrutura traz alta resistência pois mescla concreto e aço em sua composição.





Para iniciarmos o trabalho foi pedido um teste de carga D'água previsto de acordo com a NBR 9574, para verificação de sua estrutura. Então percebemos que havia algumas avarias, como pequenas bicheiras nas paredes e em alguns pontos junta fria de concretagem.



A partir deste ponto iniciamos a recuperação, após esvaziar a piscina, onde estavam os pontos de juntas frias foram aberto vincos em 45° graus com profundidades de 4 cm, realizado um reforço com o cristalizante Barone PW25, onde primeiro foi realizado uma pintura em traço especifico e após sua cura realizado o tamponamento com Draypack de PW 25 e depois foi feito uma mísula com Graute TIX da Barone por toda extensão das juntas frias. Também foram tratados pequenas bicheiras e pontas ferros e arames nas paredes com nosso cristalizante.

Em seguida foi realizado o lixamento da estrutura para retirada de partes soltas e vestígios de desmoldantes e abertura dos poros do concreto.

Com a piscina lixada e tratada, foi feito uma regularização em toda piscina utilizando um traço de 1:3 (cimento - areia) e promotor de aderência Superfix ACRILICO NO TRAÇO DE 1:2 (Superfix - Agua).

Após a cura da regularização realizamos a impermeabilização:

  1. Verificação de integridade e Limpeza total do substrato;

  2. Aplicação de Camada fina de nosso Barone 100k traço (4 kg de 100k p/ 20 kg de argamassa ACIII) gerando uma camada de espessura de 3 mm;

  3. Aplicação de membrana flexível (1 :1 de Barone 100k para Cimento CPII)

  4. Após primeira demãos ao iniciamos a segunda demão foi utilizado a tela de poliéster nos reforços de ralos e canos, cantos, chão e parede.

  5. Aplicação de próximas demãos até desaparecer por completo a tela de poliéster.




Após a cura total do sistema realizou-se o teste de estanqueidade por 72h.

E a piscina esta pronta para receber revestimento, o cliente decidiu aplicar o revestimento diretamente sobe a impermeabilização.



O resultado foi excelente pois o sistema Camada fina + Membrana com nosso 100k ficou com uma espessura final de 4 mm muito robusto para esse projeto.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page